sexta-feira, 30 de março de 2012

Nutrição - Chia

        Não posso deixar de puxar sardinha para o meu lado nas minhas dicas né?! Sou nutricionista e tenho que compartilhar com vocês sobre a nova queridinha dos nutricionistas - a CHIA. Vou deixar de lado, por hoje, as dicas de viagem, rsrsrs.

        Embora ela tenha sido bastante divulgada como uma nova promessa de emagrecimento, eu, particularmente, não a considero predileta por essa razão (apesar de ajudar SIM na perda de peso). O principal motivo é que a chia é um alimento funcional. 

        Os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde (além do valor nutritivo inerente à sua composição química) podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas não-transmissíveis (doenças cardiovasculares, obesidade, diabete, câncer e doenças respiratórias). 
        Basicamente, é a "moda" de fazer do alimento seu medicamento, mas saiba que esses alimentos não tem o poder de cura, mas sim de prevenir ou diminuir os riscos de determinadas doenças.

Os grãos da chia tem mais de 3500 anos de história. Era um dos alimentos das civilizações (Astecas e Maias) para dar energia e resistência física.

A chia é fonte de:
  • ácido graxo ômega-3
  • proteína
  • fibras
  • substâncias antioxidantes e minerais: 
             fósforo
             cálcio (100g de chia = 0,5 litros de leite em cálcio) 
             ferro (100g de chia = 1kg de espinafre em ferro) 
             magnésio (100g de chia = 200g de nozes em magnésio)
             potássio (100g de chia = 2 bananas grandes em potássio)
             zinco
             cobre

      O site da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais encontra-se fora do ar até o momento, mas vale a pena entrar e conferir a lista dos principais compostos funcionais já investigados pela ciência. Abaixo você confere especificamente 2 compostos presentes na CHIA: Ácidos Graxos ÔMEGA 3 e FIBRA ALIMENTAR
         
         COMPOSTO      /     BENEFÍCIO        /     OUTRAS FONTES


  • A Chia é rica em antioxidantes: diminui os radicais livres (os radicais livres potencializam o envelhecimento) e  inibe ação de doenças do coração e câncer (formação de tumores)
 8 colheres de sopa de chia = 2,5kg´s de tomate na proporção de antioxidantes (incrível né?)

  • A Chia é mais rica em ômega-3 do que a linhaça: 2 colheres de sopa ao dia ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol e age direto no controle da pressão arterial por ser um bom anti-inflamatório. 
      E ao contrário da linhaça, a chia não precisa ser triturada para potencializar e liberar as substâncias benéficas importantes.
                     
  • A Chia, rica em fibras, também ajuda a diminuir o colesterol e a glicemia, e, mais, auxilia na prisão de ventre (mas é necessário beber bastante líquido, cerca de 8 a 10 copos por dia)

      O melhor que eu acho: 
Ela pode ser colocada em tudo quanto é tipo ou forma de comida. 
Ela não tem gosto marcante e o grão é bem pequeno. Você pode simplesmente jogar em cima da comida (eu faço muito isso), ou misturar em iogurtes, sucos, ou ainda triturar e colocar nas suas receitas prediletas de bolo, pão, farofa (em forma de farinha ou grão)

Encontra-se a chia em casas de produtos naturais sob a forma de óleo, farinha ou grão
100g de chia fornece 370 calorias

Segue uma receita de suco de uva integral com açaí e chia:
           200ml de suco de uva integral orgânico
           100g de polpa de açaí congelada
           1 colher de sopa de grãos de chia
   Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata. Sirva com cubos de gelo. (Adoce a gosto)

Bem, eu consumo chia e para mim foi um achado importante, como tenho intolerância a lactose, fiquei menos preocupada com meu consumo de cálcio diário. Eu indico!... É isso.. até o próximo post...


          Algumas marcas. Eu consumo a número 2, paguei R$21,00 (rende bastante)
                  Esse é o óleo de Chia (ainda não experimentei)
     Olha uma receita preparada com os grãos de chia. Ficou super bonito e super nutritivo! Amei!



        
                  
                  
                  



6 comentários:

  1. Muito Legal seu Post, vou fazer a receita do suco integral. Esse grão ainda não é tão conhecido, porém seus efeitos são maravilhosos. É mais um aliado surgindo para ficarmos com o corpo magro e o melhor de tudo saudável.bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Claudinha, um grande aliado essa chia viu, rsrs ela tava meio desaparecida, mas nos anos 90 ela começou a voltar e hoje tem começado a receber seu valor viu! já era tempo né!? brigada pelo comentário...beijinhos

      Excluir
  2. Parabéns pela forma simples da escrita. Passou os conhecimentos técnicos de forma acessível a qualquer pessoa.
    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Amiga q blog lindo....saudades!! Parabéns
    Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada amiga linda! Saudades de vc tb! Visite-me por aki sempre pra matar saudades viu!! ... Bjocas!

      Excluir