quarta-feira, 28 de março de 2012

Brasil - Jericoacoara

Infelizmente, as minhas fotos de Jeri estavam no notebook antigo do meu marido que teve o HD queimado. Resultado: perdi quase todas as fotos, restaram as que eu tinha postado no Orkut na época.
A internet tem muitas fotos de Jeri, coloca lá no google imagens e contemple as belezas de Jeri (Minha adorável ex-chefinha, Mônica, gosta de ter seus 5 minutos de ócio criativo e viajar pelos lugares no google, rsrs.. experimente você também!)

Bem, Jeri fica uns 300km da capital cearense Fortaleza. Na época, eu e meu esposo, que é cearense, fechamos um pacote de 3 dias com uns vendedores que ficam na feirinha da beira mar ali da praia de Iracema.
Há muitos ambulantes que vendem pacotes para diversas praias do Ceará. Nós não tivemos problemas com eles. A saída foi marcada em um hotel ali na Beira Mar, nos pegaram direitinho, nos levaram direitinho e nos trouxeram direitinho, graças a Deus!
Compramos o pacote com um gringo lá perto da feirinha na beira mar, há muitos deles que trabalham nesse ramo e alguns são donos de quiosques, bares, restaurantes pelas praias do Ceará.

A emoção da viagem fica por conta do pau de arara. Para chegar a Jeri tem que pegar um pau de arara ou um 4x4. A estrada depois de Jijoca é de areia fofa. Cerca de 15km. Confesso que foi emocionante, queria ter a foto que tirei de cima do pau de arara! Eu achei uma foto dele no google e postei logo abaixo.

A atração principal é a pedra furada. O caminho da cidade de Jeri (que é pequena) até a pedra é longinho. O sol queima "mesmoooo"! Tem uns moradores que alugam charrete para ir até a pedra. Confesso que peguei na volta porque esqueci o filtro solar, queimei feio as costas e não estava conseguindo ficar debaixo do sol! Não lembro o valor, mas é tranquilo! O caminho é por cima da pedra furada, portanto tem que descer um acesso de pedras meio complicado, deve-se tomar cuidado com crianças e com idosos!

A cidade em si é pequena, tem pouca iluminação para aproveitar bem a iluminação da lua e das estrelas. É uma cidade super alternativa e rústica, tanto os moradores quanto a decoração! Acho que isso é o charme principal da cidade! Há um ritual semelhante ao da novela "Fina Estampa" de aplaudir o pôr do sol! Há uma duna, em especial, que todos sobem no início do pôr do sol, quando não está nublado a cena é maravilhosa! Todos ficam sentados, em seus grupinhos, contemplando essa maravilha que é o céu quando se despede do sol! A duna é um pouco alta e tem uma descida direto pra água, ao final dos aplausos grande parte das pessoas se jogam, rolam por essa duna até bater na água! PLUFT- Eu fiz! Amei! ...

A comida é típica (peixe, frutos do mar), mas tem opções como pizza, massas e carnes. Jeri já é um dos locais onde os donos de restaurantes, por exemplo, são gringos! E como bom gringos, há opções bem típicas desses lugares (Alemanha, França, Itália...)

Quando for a Jeri não deixe de fazer os passeios de buggy. Os bugueiros te levam para umas lagoas maravilhosas com redes dentro da lagoa! Eu confesso que para bronzear é uma delícia, quando o clima esquenta é só vir com a mão jogando água pra cima do corpo além do bumbum que fica sempre fresco, ahahaha.
Nessa lagoa que fomos comemos o melhor peixe (indico o pargo) e o melhor suco da minha vida (indico as frutas típicas da região - cajá, acerola, siriguela). O suco parecia a própria fruta, incrível! Não tô lembrando o nome da lagoa, acho que é a lagoa do Paraíso, mas procure pelo pacote de 1 dia inteiro, que inclui o passeio para a lagoa que tem cavalo marinho e para essa que mencionei. O pescador da região pegou um cavalo marinho em suas mãos e vi vários deles dentro da água. Muito lindo!

       Lagoa com as redes (pesquisei e parece ser a Lagoa do Paraíso)
                           Pedra Furada
                            Duna do pôr-do-sol
                     Pau de arara para chegar a Jericoacoara

Nenhum comentário:

Postar um comentário