quinta-feira, 19 de abril de 2012

Criatividades - Decoração chá de bebê

        Ano passado tive o privilégio de decorar o chá de bebê de minha amiga Aline. O chá da Yasmin ficou super fofo. Vou descrever como foi minha inspiração.

        Particularmente, eu gosto muito das fotos dos chás americanos, embora eles tenham muitas opções já prontas e baratas de decoração. Mas dá para adaptar as ideias. Vamos lá.


Plaquinhas
        Nessa primeira fotinha fica a ideia das plaquinhas.
        Tudo que você colocar na mesa de decoração tente identificar com plaquinhas. Uma ideia simples e barata é comprar cartolinas decoradas como essas da foto (e elas são dupla face). Tem vários modelos, eu escolhi de bolinhas porque está super na moda, os famosos "POÁS".
        Quem tem photoshop ou outro programa editor de imagens pode fazer as plaquinhas mais elaboradas.        
        Quem não tem, o nosso velho e bom word ou power point também faz.
        Você pode padronizar todos com o nome do bebê ou com o nome das guloseimas.


Bolo de fraldas
        Também é super simples de fazer (e é uma delícia fazer).
        Bem, eu fiz esses dois bolos de fraldas para minhas amigas. O primeiro é do chá da Yasmin e o segundo é do chá do André, filhote lindo da minha amiga Keila.
        Basicamente, você compra um pacotão de fraldas econômicas de marca genérica. (Estilo "refrigereco"). É para ser barato mesmo porque você não aproveita essas fraldas, serve de decoração do quartinho do nenêm depois. Voltando, no pacotão de fraldas vêm umas 60 unidades ou mais dependendo do tamanho. Compre fitas pra enrolar e segurar as fraldas e, também, fazer lacinhos. Compre sapatinhos e outros enfeites que achar legal pra colar no bolo. Tem gente que coloca chupeta, mamadeira, talco e outros itens de nenêm.
       Eu colei um ursinho todo branquinho que achei fofo e um sapatinho de lã no bolo da Yasmin e fiz um laço duplo com uma fita trabalhada. Depois, apliquei lacinhos de fita de cetim pelos lados.
        Eu coloquei o bolo de fraldas em cima de uma forma de bolo de papelão. Se preferir, coloque em formas de bolos de vidro suspensas para ficar bem chique!
        No bolo de fraldas do André só mudei a decoração aplicada e a cor (é claro, it´s a boy!!!). Fita de cetim por baixo da outra fita trabalhada, ficou um charme. A mamãe Keila achou esse sapatinho lindinho e aplicou no bolo. A cunhada dela, Gabi, fez o enfeite do topo do bolo com EVA. Ficou uma gracinha o trabalho dela.


Guloseimas / Bandejas
        Muito se tem usado os tubos de ensaios para colocar guloseimas como confeitos de chocolates e mentos. Eu acho que MENTOS fica um visual lindíssimo.
        Você pode confeccionar uns adesivos e colar no meio desses tubos. Eu fiz mais simples. Colei fitas de cetim fininha na base e no topo dos tubos de ensaios e florzinhas brancas de biscuit no meio das fitinhas. (A mamãe Aline queria decoração com flores brancas, para lembrar a flor "Yasmin") e amarrei as plaquinhas variando a face da cartolina.
        Eu tinha uma sobra de bala de coco de outra festa que coloquei dentro de uma taça de vinho. Pode-se usar copos, taças e jarras de vidros que você tem em casa como decoração também.
        A bandeja altinha de bolinhas da foto acima foi uma caixinha de papelão que cobri com a cartolina decorada de poá. Ideia simples e barata.
        A tendência hoje é usar as bandejinhas de MDF branquinhas. Acho um mimo. Vale a pena investir nelas, são mais caras, mas dão todo o charme no seu chá.





Lembrancinhas / Cupcakes
         Parte que eu adoro do chá.
     
        Acho que as lembrancinhas são a parte diferencial de qualquer chá ou festa. No caso do chá de bebê, é o que seu convidado vai levar pra casa e quando olhar para ela vai se lembrar de um nenêm fofo que está para chegar.
        Eu fiz essas lembrancinhas e amei porque minha casa ficou super cheirosa, rsrsrs. Comprei sachês perfumados e coloquei dentro desses potinhos de plásticos (parecem ser de vidro por serem bem durinhos e tranparente). Fiz lacinhos e apliquei. Existem esses potinhos de vidro também (preço aumenta).

        Os cupcakes são minha paixão.
        Tive pouco tempo de fazer uma quantidade maior no chá da Yasmin e eles não cresceram muito, por isso ficaram baixos em relação aos wraps (o que envolve os cupckes).
        Já os cupcakes do chá do André deu tuuudo certo, graças a Deus. Eu e minha amiga Chris (a loura mais linda da minha vida) passamos uma tarde inteira fazendo. Foi a primeira vez que trabalhei com pasta americana. Eu achei meio complicado. Tem gente que arrasa nesses trabalhos (como a Camila, a Joyce e a mãe delas). Depois farei um curso pra aprender melhor. Difícil mesmo foi modelar esses ursinhos (tema do chá do André).
        Por cima dos cupcakes, usa-se muito as plaquinhas. Elas são vendidas prontas como as que usei no chá da Yasmin, mas não são tão baratinhas. Ou você pode confeccionar como as do chá do André que a Keila mandou fazer.
        Onde colocar os cupackes? Tem umas bases próprias de cupcakes, importadas, portanto, carinhas. Mas nas lojas de festa existem essas torres de papelão decoradinhas como mostra a fotinha dos dois chás. Quebra um galhão para quem não tem umas bases de doces, como essas que usei no chá da Yasmin ou aquelas bases de MDF brancas (estilo as bandejas de MDF que já mencionei).









Decoração Geral 

        Se você ainda tem dúvidas de como vai fazer e do que precisa para fazer um chá, seja de bebê, lingerie, panela ou da tarde veja o que não pode faltar.

1. Flores: acho essencial para qualquer ocasião. As flores dão todo charme em qualquer ambiente. Transforma o local em mais belo e aconchegante.
2. Pelúcias: para os chás de bebê as pelúcias são imprescindíveis. Abuse e use conforme a sua decoração.
3. Fotos: se você fez um book da ocasião, mostre essas fotinhas no seu chá. Eu usei um porta retrato digital para mostrar as fotos da Aline gravidinha. Ficou perfeito. No chá de fraldas da Carol (uma amiga que me deu o privilégio de fotografá-la barrigudinha) as fotos foram impressas e expostas na parede. Para um chá de lingerie ou panela, coloque fotinhas do casal com os amigos, sozinhos, enfim.
4. Balões de gás: acho uma tendência super bonita, sou apaixonada. Usei uns balões de gás simples na decoração do chá da Yasmin.  No book de gestante da Carol pedi que ela levasse o balão de gás metalizado, acho mais imponente e glamouroso. Acho o máximo e fica um mimo só (ainda mais que a Carol levou a sobrinha dela para tirar umas fotinhas, daí combinou demais a pequena Manu segurando um balão de gás).
5. Balões para decoração da mesa: há aquelas empresas que decoram festas com os balões, fazem cada coisa linda. Painéis de balões deixam o ambiente colorido, menos sóbrio. Eu usei nas mesas porque preferi pendurar o nome YASMIN numa cortininha de tecido telado. Inventei de amarrar umas flores brancas na fita de cetim e pendurá-las nas pontas da cortina. Eu amei essa invenção. Os norte-americanos costumam pendurar bandeirinhas triangulares - fica uma gracinha também.
6. Guloseimas:  procurar as guloseimas das cores do chá é um detalhe super charmoso. Eu quis tudo meio rosa, lilás e branco. Se não tiver, use coloridinhos mesmo. Mas o importante é ter. Se preferir, faça uma mesa de guloseimas e deixe seus convidados pegarem o quanto quiserem, coloque saquinhos para eles carregarem. Só acho que mashmallow não pode faltar em hipótese alguma, rsrsrs.
7. Comes e bebes em geral
8. Lembrancinhas: já comentei acima.
9.Arranjos de mesas. Eu não tenho uma fotinha boa só do arranjo de mesa. Mas há várias ideias como: cachepot (de madeira, de plástico, de papel) com um balão pendurado e balas dentro. Pode ser um jarro de vidro com flor ou vela dentro. Toalhas de mesa (tecido ou de plástico decoradas) se a mesa não for de vidro.
10. Docinhos: no post da páscoa eu comentei sobre as tendências de forminhas de brigadeiro/docinhos que são puro charme. Eu amoooooooo as panelinhas que colocam o brigadeiro dentro. É um detalhe de muita graça em qualquer chá ou festa. Na mesa de decoração você pode colocar os docinhos nessas forminhas e em outras que vendem nas lojas de festas. Cada uma é mais linda que a outra.

        Bem, creio que essas dicas são básicas. Há como incrementar sempre e deixar mais divino cada detalhe do seu chá. Tudo vai depender da sua disponibilidade de fazer ou de dinheiro para investir em materiais de primeira ou pagar uma empresa especializada em decoração.
        Se quiserem algumas outras dicas ou tiverem perguntas fiiquem à vontade. Beijos e espero terem gostado desse post. Ficou bem longo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário